O País – A verdade como notícia

Talibãs dão uma semana para entrega de armas e bens públicos

Foto: Notícias ao Minuto

Os talibãs deram, hoje, a todos os ex-funcionários do governo deposto o prazo de uma semana para entregarem todos os bens públicos e armas, dando, assim, mais um passo na consolidação da sua administração no país.

“Informa-se que todos os que têm na sua posse meios, armas, munições e outros bens do governo, entreguem os objectos mencionados aos órgãos competentes do Emirado Islâmico [como os talibãs designam o Afeganistão] no prazo de uma semana”, disse o principal porta-voz dos talibãs, Zabihulla Mujahid.

Citado pelo Notícias ao Minuto, o porta-voz pediu a todos que se rendam dentro do prazo indicado para que “não haja necessidade de processar ou dar tratamento legal aos infractores que venham a ser encontrados”.

Embora os talibãs tenham conquistado o poder no dia 15 de Agosto, os líderes do movimento ordenaram aos seus combatentes para não entrarem nas casas de funcionários públicos, nem confiscarem propriedades do Estado até que houvesse uma decisão dos líderes.

O apelo de Mujahid à rendição voluntária acontece no dia em que os líderes fundamentalistas devem anunciar a formação do novo governo, que os talibãs esperam ter pronto antes da retirada das tropas internacionais, em 31 de Agosto.

O movimento dá, assim, mais um passo para tomar o controlo total do país enquanto os Estados Unidos e os aliados internacionais cumprem a últimas horas de presença da força internacional no Afeganistão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos