O País – A verdade como notícia

Talibãs conquistam Zaranj, primeira capital regional afegã

Uma cidade do sudoeste do Afeganistão, Zaranj, tornou-se a primeira capital provincial do país a cair nas mãos dos talibãs, nos últimos dias.

Vários responsáveis locais confirmaram que os talibãs tomaram Zaranj, na província de Nimroz, na tarde de ontem, no que representa um grande golpe para as forças governamentais afegãs.

Os rebeldes talibãs continuam a avançar rapidamente no país, à medida que as tropas internacionais se retiram. Já tomaram vastas parcelas de território rural e estão, agora, a tomar como alvo cidades estratégicas.

Outras capitais provinciais conquistadas incluem Herat, no oeste do Afeganistão, e a cidade meridional de Lashkar Gah, na província de Helmand.

Zaranj é um importante centro de comércio próximo da fronteira com o Irão. Após capturar os distritos circundantes, os talibãs levaram a cabo um plano sustentado para tomar a cidade.

Duas fontes oficiais, citadas pela BBC, afirmaram que a cidade foi tomada, mas o Governo afegão ainda não emitiu qualquer comentário oficial.

A tomada de Zaranj pode significar que os talibãs se preparam para tomar o que falta e assumir o controlo do país.

 

TALIBÃS CAPTURAM SEGUNDA CAPITAL PROVINCIAL AFEGÃ EM 24 HORAS

Os talibãs tomaram, hoje, a cidade de Sheberghan, no noroeste do Afeganistão, a segunda capital de província a cair nas mãos dos insurgentes em menos de 24 horas e desde a retirada final das forças estrangeiras do país.

“Infelizmente, a cidade de Sheberghan foi capturada pelos talibãs”, disse à France-Press Qader Malia, vice-governador da província de Jawzjan, da qual Sheberghan é capital, acrescentando que as forças afegãs e os responsáveis “fugiram para o aeroporto”.

Karim Jawzjani, deputado pela província na câmara baixa do parlamento afegão, disse à agência Efe que a cidade caiu nas mãos dos talibãs esta manhã, após vários dias de intensos combates.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos