O País – A verdade como notícia

Talibãs assumem controlo do aeroporto de Cabul no Afeganistão

Foto: Noticias ao Minuto

Os talibãs assumiram, hoje, o controlo total do aeroporto de Cabul, depois de o último avião dos Estados Unidos da América (EUA) ter decolado, marcando o fim da guerra mais longa dos Estados Unidos.

Segundo o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, citado pelo Notícias ao Minuto, “o mundo deve ter aprendido a sua lição e este é o momento de apreciar a vitória”.

Em celebração, os líderes do movimento extremista islâmico caminharam simbolicamente através da pista, assinalando a vitória, cercado por combatentes da unidade de elite dos rebeldes Badri.

“Que sejam muito cautelosos ao lidarem com a nação, ela sofreu guerra e invasão e o povo não tem mais tolerância”, disse Mujahid, apelando aos combatentes para que sejam diligentes ao dirigirem-se ao povo afegão.

Mais tarde, em entrevista à imprensa internacional, o porta-voz dos talibãs garantiu que haverá segurança no país e que o aeroporto de Cabul reiniciará as suas actividades apesar de se tratar de uma saída fundamental para aqueles que querem deixar o país.

“A nossa equipa irá verificar as necessidades técnicas e logísticas do aeroporto. Se formos capazes de resolver tudo por nós próprios, não precisaremos de qualquer ajuda. Se houver necessidade de apoio para reparar a destruição poderemos pedir ao Catar ou à Turquia”, avançou.

 

EUA TENTAM RETIRAR OS RESTANTES 200 NORTE-AMERICANOS

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, revelou ontem que permanecem no Afeganistão cerca de 200 norte-americanos que querem abandonar o país e que os EUA continuarão a tentar retirá-los. O anúncio foi feito pouco depois de os EUA terem declarado a conclusão da retirada das suas forças em Cabul.

Para a retirada dos seus concidadãos, Blinken disse que os EUA estão a trabalhar com os países vizinhos do Afeganistão, para assegurar a sua partida por via terrestre ou voo fretado, assim que reabrir o aeroporto de Cabul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos