O País – A verdade como notícia

Talapa saúda as mulheres do sector de Trabalho e Segurança Social

A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, manteve, hoje, um encontro com as mulheres do sector da Segurança Social, por ocasião do Dia da Mulher Moçambicana, que se assinala esta quinta-feira, 07 de Abril.

O encontro teve lugar no edifício sede do Ministério do Trabalho e Segurança Social (MITSS) e contou com a presença de Ana Maria Nhampule, vice-reitora da Universidade Joaquim Chissano e membro da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) que proferiu uma palestra intitulada “7 de Abril, o Dia Consagrado à Mulher Moçambicana”.

Durante a sua intervenção, Talapa defendeu que a mulher moçambicana é um orgulho para o país e recebe de toda a sociedade moçambicana uma grande admiração pela sua coragem e determinação, na forma como encara os desafios da vida.

“Permitam referirmos que o papel da mulher é transversal na sociedade, o que permite ser mãe, chefe de família, esposa, dona de casa, trabalhadora, empreendedora, inovadora e líder nas diversas frentes da vida”, disse a ministra.

Na ocasião, a governante enalteceu o activismo e engajamento da mulher moçambicana em acções orientadas para o desenvolvimento socioeconómico do país, com destaque para a sua inserção em diversos sectores de actividades que tornam o empoderamento da mulher numa realidade.

Talapa terminou a sua intervenção com um apelo a todas as mulheres para continuarem a ter o melhor desempenho, dando toda a inteligência no cumprimento das suas tarefas.

Refira-se que o Dia da Mulher Moçambicana é feriado oficial em Moçambique, efeméride celebrada a 7 de Abril, em memória da heroicidade e do aniversário da morte de Josina Machel, que se juntou à Luta Armada de Libertação Nacional ainda jovem e é hoje considerada símbolo da emancipação da mulher em Moçambique.

 

VICENTE JOAQUIM ENALTECE O PAPEL DA MULHER NO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

Por ocasião do dia 07 de Abril, “Dia da Mulher Moçambicana”, que se celebra amanhã, o secretário de Estado na Cidade de Maputo, Vicente Joaquim, manteve um encontro com as mulheres funcionárias afectas ao Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo, para uma saudação.

Na sua intervenção, Vicente Joaquim enalteceu o papel da mulher moçambicana, que com a sua sabedoria, engajamento e, em igualdade com o homem, participa activamente na vida política, económica, social e cultural, contribuindo para o desenvolvimento do país e reiterou que o Governo continua a promover o acesso simétrico de oportunidades e recursos de desenvolvimento, pautando por uma maior inclusão das mulheres em todos os escalões.

Num outro desenvolvimento, o secretário de Estado afirmou que o Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo, em reconhecimento do papel primordial da mulher no desenvolvimento, irá continuar a promover o equilíbrio entre homens e mulheres.

Por sua vez, as mulheres do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Cidade de Maputo receberam, com satisfação, o gesto do dirigente, afirmando que a atitude do secretário de Estado revela o compromisso e o respeito que tem pelas mulheres.

No presente ano, as celebrações do Dia da Mulher Moçambicana decorrem sob o lema “Pela Igualdade de Género no Contexto das Mudanças Climáticas”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos