O País – A verdade como notícia

Suzy Bila expõe “Nua e crua” no CCBM

No mês em que se comemora o Dia da Mulher Moçambicana, Suzy Bila, artista residente em Portugal, aproveita o regresso à pátria para expor Nua e crua, no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), na baixa da cidade de Maputo. A inauguração da individual está marcada para dia 10 de Abril, num evento a realizar-se entre 18h e 21h.

Nua e crua, na óptica de Suzy Bila, é uma exposição carregada de simbolismo, de singularidades de um mundo em mudança, na qual retrata o drama da violência, a solidão das mulheres reduzidas ao anonimato, no entanto sem deixarem de lutar pela sua própria identidade.

Ao levar acabo a obra, a artista plástica parte da sua condição de mulher, convocando-se a uma reflexão delicada e profunda, mas descomplexada, sobre os aspectos socioculturais e das dificuldades que a mulher continua a sofrer nas sociedades contemporâneas. “Ao retratar a mulher nos vários papéis sociais e na luta pela igualdade de género direciono as suas fragilidades para o mundo como forma de reconhecimento desta luta contínua pela mudança na simbiose das relações entre os sexos e na educação do homem e da mulher”. E Suzy Bila acrescenta: “Pretendo também uma abordagem que favoreça processos de confrontação entre o passado e o presente, visando a arte como ferramenta de construção e de intervenção pedagógica. Acredito que a educação é uma ferramenta que todos os contextos sociais devem usar como meio para a autonomização da mulher, partindo da infância, e da família”.

Na individual a ser levada ao CCBM dentro de semana e meia, Suzy encontra um pretexto para trocar ideias e experiências com artistas e, eventualmente, com eles mergulhar em diferentes universos, sempre priorizando o seu projecto, a sua envolvência com o outro.

Suzy Bila (Maria Suzete Bila) nasceu em Maputo, a 23 de Agosto de 1974. Iniciou-se nas artes aos 19 anos de idade e foi premiada numa competição nacional de descobertas de novos talentos. Aos 22 anos, muda-se para Portugal, onde mora. A sua individual, Nua e crua, estará patente no CCBM até 5 de Maio.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos