O País – A verdade como notícia

Suspensão das actividades de exploração de gás abala empresários em Cabo Delgado

A suspensão das actividades de exploração de gás na bacia do Rovuma, anunciada pela multinacional Anadarko, devido aos ataques armados no Norte da província de Cabo Delgado, um mês depois, foi suficiente para deixar os empresários daquela província em crise financeira. O problema é geral em toda província, mas a situação é considerada crítica na zona Norte, onde o volume de negócios reduziu consideravelmente, e várias empresas correm risco de fechar as portas

Entretanto, apesar da crise provocada pela instabilidade na zona Norte, os empresários de Cabo Delgado continuam a trabalhar, mas alguns poderão fechar as portas nos próximos tempos, caso a situação não volte à normalidade. “Nós não pensamos em fechar as portas porque acreditamos que a situação voltará à normalidade. Mesmo com este conflito, duvidamos que Anadarko desista depois de muito investimento”, disse um dos empresários.

As actividades na bacia do Rovuma foram suspensas no dia 21 de Fevereiro último, depois de um ataque armado a uma coluna de viaturas da Anadarko.

Entretanto, apesar de se tratar de uma medida temporária, os empresários de Cabo Delgado olham o futuro com incerteza, uma vez que a Anadarko ainda não tomou a decisão final de investimento, que segundo os planos deverá ser anunciada até Junho próximo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos