O País – A verdade como notícia

Surto de dengue mata sete pessoas no Timor-Leste

Foto: Notícias ao Minuto

Sete pessoas já morreram devido a um surto de dengue no Timor-Leste, desde o início deste ano. Só em Janeiro, houve 440 pessoas afectadas, pouco menos da metade dos casos registados no ano passado.

O Ministério da Saúde daquele país disse, no domingo, que os 440 doentes registados em todo o país, este mês, são apenas os referenciados nas unidades de saúde.

Historicamente, os primeiros e os últimos meses do ano são os que registam maior incidência de dengue, devido à época das chuvas, quando os mosquitos se proliferam.

Em 2020, Timor-Leste registou um total de 1.415 casos e 10 mortes e, em 2021, um total de 901 casos e 11 mortes, diz o Notícias ao Minuto.

Os dados do Governo mostram que o surto actual de dengue começou em Dezembro, com 225 casos registados, sendo Janeiro o mês com mais casos desde o início do ano passado.

A maioria dos casos (271) é febre dengue, com 29 casos de febre hemorrágica e 19 de síndrome de dengue choque, sendo estas duas as mais graves.

No relatório divulgado no domingo, o Ministério da Saúde explica que, na maioria dos casos, as vítimas são crianças de 14 anos de idade, com 47,3% dos casos registados. Outros 31,3% representam menores com idades entre um e quatro anos e 8,4% entre menores de um ano. Houve um aumento na última semana neste último grupo etário, indica a fonte que citamos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos