O País – A verdade como notícia

Surto de cólera afecta mais de 500 pessoas em Angola

O surto de cólera que desde Dezembro afecta a cidade angolana do Uíge já atingiu até ao momento pelo menos 513 pessoas, tendo provocado 10 vítimas mortais, informou hoje fonte da autoridade provincial de Saúde, citada pelo Notícias ao Minuto.

Estão em curso campanhas de sensibilização da população para cuidados de higiene e com o consumo de água, mas também no sentido de recorrerem às unidades sanitárias ao primeiro sinal daquela doença.

O surto já obrigou ao reforço das equipas locais de assistência, com médicos das Forças Armadas Angolanas (FAA), da Polícia Nacional de Angola, do Ministério da Saúde e de organizações não-governamentais.

Uma outra epidemia, ocorrida entre Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017, afectou mais de 150 pessoas nas províncias de Luanda, Cabinda e Zaire, provocando uma dezena de mortos, o que levou na altura o Governo a aprovar um plano para tentar travar a propagação da doença.

Deste plano constava o tratamento da água potável, o reforço da recolha do lixo, a informação e educação das comunidades, formação de pessoal, a organização e mobilização de serviços clínicos, bem como o aprovisionamento de meios médicos e medicamentos e a biossegurança nas unidades sanitárias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos