O País – A verdade como notícia

Suposto fenómeno “chupa-sangue” agita Gondola e deixa centenas de alunos sem aulas

Circulam desde manhã desta terça-feira, rumores de que um aluno da Escola Primária de Panga-Panga, na vila de Gondola,  terá sido atacado por um chupa-sangue que na sequência terá desaparecido com o menor.

Confrontado com a informação, o nosso jornal procurou cruzar várias fontes no sentido de apurar a veracidade da mesma.

O Director do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia ao nivel de Gondola, disse, em contacto telefónico, que tratou-se de um boato perpetrado por dois jovens que passando por aquela escola,  terão mentido aos alunos que estavam de intervalo de que passariam chupa-sangue. Alguns alunos levaram a serio a informação e quase se boicotava o processo de realização de Avaliações Provinciais (AP's) que arrancou na segunda-feira.

"Não houve nada desse fenómeno. Quando tomamos conhecimento fomos ao local, era no sentido de apurar o que estava a acontecer e constatamos que foi mesmo um falso alarme", disse Arlindo Ngozo, para quem os mentores da iniciativa devem ser encontrados e responsabilizados.

Já o chefe das operações no comando da Polícia em Gondola, Octávio Tarieque contou que a polícia mobilizou-se ao local para inteirar-se da situação e soube que a informação não passou de um boato cuja origem se desconhece.

"Até agora, não recebemos nenhuma família a reportar-nos sobre desaparecimento de algum aluno. Isso nos leva a concluir que trata-se de um boato de grande magnitude", referiu Tarieque que chama atenção as pessoas a não  propalarem mentiras.

No hospital distrital ficamos a saber que não foi recebido nenhum paciente vítima dos supostos ataques.

Esta quarta-feira,  soubemos que alguns alunos não foram às escolas para realizar as avaliações em curso, por temerem supostos ataques de chupa-sangue, mas o sector de Educação garante que a situação já está calma.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos