O País – A verdade como notícia

Vinte e seis distritos do sul de Moçambique sob alerta de mau tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de vento forte, chuvas moderadas a fortes e trovoadas severas, a partir da tarde de hoje até amanhã, terça-feira, nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.

Na província de Maputo o mau tempo poderá assolar os distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Marracuene, Moamba, Magude, Manhiça, cidades de Maputo e Matola.

Para Gaza, o INAM avisa ainda sobre chuvas e ventos nos distritos de Chicualacuala, Chigubo, Mabalane, Chibuto, Massingir, Limpopo, Chonguene, Massangena, Mapai, Guijá, Mandlakazi, Bilene e cidades de Chókwé e Xai-Xai. O mesmo fenómeno poderá fustigar Inhambane, nos distritos de Zavala, Inharrime e Panda.

De acordo com um comunicado do INAM, o fenómeno será acompanhado de ventos fortes com rajadas até 70 quilómetros por hora, chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas) localmente fortes (acima de 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas severas, a partir da tarde de hoje, até terça-feira nos distritos acima mencionados.

O INAM refere que no mar o vento poderá criar agitação marítima e gerar ondas que podem atingir a altura de 5.0 metros a sul do paralelo 24 graus sul.

Face a ocorrência de chuvas e ventos fortes acompanhados de trovoadas, o INAM alerta ainda para a necessidade de tomada de medidas de precaução.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos