O País – A verdade como notícia

Sul-africanos elegem Governo local a 1 de Novembro

Foto: RFI

A vizinha África do Sul vai realizar eleições para o Governo local a 1 de Novembro, anunciou ontem a ministra da Governação Cooperativa e Assuntos Tradicionais sul-africana, Nkosazana Dlamini Zuma.

De acordo com o Notícias ao Minuto, que cita a dirigente, “após consulta com a Comissão Eleitoral Independente, determinamos que as eleições do Governo local deste ano serão realizadas a 1 de Novembro de 2021”.

Com vista a materialização das eleições previstas para Novembro próximo, vai decorrer, nos dias 18 e 19 de Setembro, o recenseamento eleitoral.

Na sexta-feira passada, o Tribunal Constitucional da África do Sul recusou o pedido da Comissão Eleitoral Independente para o adiamento das eleições devido à pandemia da COVID-19 no país, indicando que o acto eleitoral deveria realizar-se entre 27 de Outubro e 1 de Novembro.

A Comissão Eleitoral sul-africana solicitou o adiamento das eleições locais após a proclamação, em 3 de Agosto, da data de 27 de Outubro de 2021 pelo Governo do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder, para a realização das eleições locais.

Por seu turno, o principal partido da oposição na África do Sul, Aliança Democrática (DA), solicitou ao Tribunal Constitucional a “bloquear” a reabertura do processo de nomeação de candidatos nestas eleições locais, afirmando que a alteração do calendário eleitoral beneficiará o ANC por não ter registado atempadamente os seus candidatos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos