O País – A verdade como notícia

Suíça já alocou 3 mil kits de ferramentas de trabalho às vítimas de “Gombe”

A Suíça está a contribuir para a resposta de emergência ao ciclone Gombe. Dados divulgados esta quarta-feira indicam que, até à data, a contribuição da Suíça já beneficiou 3.630 pessoas.

Um comunicado da embaixada daquele país europeu avança que, entre 11 de Março e 1 de Abril, a Suíça, através da Organização Internacional para a Migração (OIM), apoiou na distribuição de 3.000 kits de ferramentas para as principais áreas afectadas pelo ciclone Gombe.

“Os kits de ferramentas de construção irão ajudar as vítimas a reconstruir rapidamente os seus abrigos e casas danificadas. No dia 11 de Março de 2022, o ciclone Gombe atingiu a costa leste de Moçambique, afectando vários distritos das províncias de Nampula e Zambézia”, refere o documento.

O ciclone danificou infra-estruturas chave e casas, afectando cerca de 480.000 pessoas. A Suíça, juntamente com outros doadores, apoiou a iniciativa da OIM para coordenar a resposta humanitária global e multissectorial. Com a estação chuvosa ainda em curso, a prioridade é evitar uma maior deterioração das condições de vida da população já vulnerável.

Até à data, os kits de ferramentas financiados pela Suíça, preparados pela OIM, foram distribuídos a 726 famílias. A intervenção ainda está a decorrer e 428 famílias aguardam a atribuição de terrenos para receber um kit e materiais.

A Suíça considera essencial antecipar possíveis choques e fazer um posicionamento prévio de recursos para uma resposta rápida e, por conseguinte, financiou a OIM para adquirir, preparar e armazenar 5000 kits de ferramentas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos