O País – A verdade como notícia

STF rejeita habeas corpus de Lula da Silva

O Supremo Tribunal Federal recusou, na madrugada desta quinta-feira, o habeas corpus preventivo do antigo presidente do Brasil, o que significa que Luiz Inácio Lula da Silva pode ser preso a qualquer momento. Durante a sessão de ontem, os 11 ministros (juízes) decidiram não aceitar o direito de Lula da Silva responder em liberdade até o final do processo em que foi condenado em primeira e segunda instância sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pela posse de um apartamento tríplex numa das cidades brasileiras, escreve O Globo

Com a rejeição do pedido, a execução da prisão do antigo presidente brasileiro depende do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que, em Janeiro, condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A defesa de Lula ainda tem possibilidade de apresentar um último recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região mas que não tem poder de reverter a condenação e absolver o ex-presidente.

Lula da Silva viu seu pedido de habeas corpus rejeitado por 6 ministros enquanto que outros cinco votaram a favor.

Antes e depois da sessão de julgamento, várias pessoas pró e contra Lula da Silva estiveram nas ruas em grupos com dísticos e a entoaram canções, mas sem registo de nenhum incidente de violência.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos