O País – A verdade como notícia

STAE prepara recenseamento eleitoral

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) irá notificar, brevemente, os partidos políticos com assento no Parlamento, para indicarem um membro cada, para integrar as mesas de assembleia de voto, no âmbito das quintas eleições autárquicas, a terem lugar a 10 de Outubro do próximo ano.

O facto foi revelado semana passada, na Beira, pelo director-geral do STAE, Felisberto Naife, no fim da visita de trabalho à província de Sofala. A lei eleitoral preconiza que os partidos políticos com assento no Parlamento, nomeadamente Frelimo, Renamo e MDM, têm direito a indicar um membro para integrar o grupo de brigadistas recrutados pelo STAE para a operacionalização das mesas de assembleia de voto. “Tanto os membros que serão indicados pelos partidos políticos, como os brigadistas que serão recrutados pelo STAE iniciarão a formação em Janeiro do próximo ano”, disse Felisberto Naife.

Sobre o recenseamento de raiz que irá decorrer de 1 de Março a 29 de Abril de 2018, o director-geral do STAE explicou que o processo será antecedido por uma formação de formadores dos agentes de educação cívica e dos brigadistas que trabalharão no recenseamento piloto a ter lugar em Dezembro deste ano, nas províncias de Cabo Delgado, Sofala e Maputo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos