O País – A verdade como notícia

STAE exorta aos partidos políticos a fiscalizarem recenseamento eleitoral

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) já recenseou pouco mais de três milhões de eleitores, correspondente a 38.6% do desempenho, desde que arrancou o processo, a 19 de Março último.

O STAE destaca alguns constrangimentos como as chuvas que, em alguns distritos, dificultaram a movimentação das brigadas, das equipas de assistência às brigadas, e também dificultaram o funcionamento de painéis solares, que, de acordo com o porta-voz da instituição, Cláudio Langa, têm sido usados para auxiliar a iluminação.

Por outro lado, destacou a fraca fiscalização, por parte dos partidos políticos e apelou-os a envolverem-se no processo.

“Constatamos que nem todos os postos têm fiscais de partidos políticos. Poucos postos têm mais do que dois ou três partidos políticos a fiscalizarem o processo. Queremos lançar um apelo aos partidos políticos para que possam exercer este direito”, referiu.

A província de Niassa foi apontada como a que está a ter um desempenho muito baixo, em termos de adesão ao recenseamento eleitoral.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos