O País – A verdade como notícia

Sporting defronta Benfica com alerta para situação de Cabo Delgado

O Sporting Clube de Portugal entrou em campo, este sábado, para defrontar o Benfica a pensar em Cabo Delgado. Os campeões de Portugal decidiram substituir os nomes dos jogadores, nas camisolas, pelo nome da província nortenha de Cabo Delgado.

De acordo com um comunicado leonino, esta é uma referência aos ataques armados que ocorrem na província de Cabo Delgado, em Moçambique e que já fez muitas vítimas mortais.

“A equipa principal de futebol do Sporting vai entrar em campo no dérbi deste sábado, em casa, Benfica, com ‘Cabo Delgado’ escrito nas costas das camisolas dos jogadores em vez dos seus nomes. Os ‘leões’ têm como objectivo alertar e sensibilizar todos para os graves acontecimentos que têm afectado aquela região de Moçambique”, lê-se num comunicado do novo campeão nacional de Portugal.

O encontro, no Estádio da Luz, era referente à 33.ª jornada da Primeira Liga portuguesa e terminou com a vitória dos encarnados por 4-3.
Aliás, nos leões de Portugal joga um moçambicano, nas camadas de formação, Geny Catamo, nomeadamente na equipa B.

O norte de Moçambique é, desde 2017, alvo de acções de grupos armados que aterrorizam a província de Cabo Delgado, sendo alguns ataques reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes e 714.000 deslocados de acordo com o Governo.

Recorde-se que o Sporting sagrou-se campeão português na passada terça-feira e agora cumpre o calendário, faltando apenas uma jornada para o final da prova.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos