O País – A verdade como notícia

Sorrisos de uma noite de verão em exibição no Teatro Avenida

Mais uma longa-metragem de Ingmar Bergman será exibida, às 18 horas de amanhã, no Teatro Avenida, na cidade de Maputo. O ciclo de cinema sobre o realizador sueco, cujo início teve há três semanas, conta com apoio da Embaixada da Suécia em Moçambique, que tem promovido a obra cinematográfica de um dos grandes realizadores do século passado, várias vezes premiado nos Óscares.

Para amanhã, o filme em exibição é intitulado Sorrisos de uma noite de verão, de 1955, com 105 minutos.  
 
Segundo o Cinecartaz do Público, com base na peça do britânico William Shakespeare "A Midsummer Night's Dream", Bergman mostra em Sorrisos de uma noite de verão uma faceta pouco conhecida do público, combinando situações perfeitamente hilariantes com um registo trágico e intenso.

Tendo como cenário a transição do século XIX para o século XX, a longa-metragem a ser exibida logo à noite narra a história de Frederick, um homem com um filho adulto, que casa em segundas núpcias com uma mulher ingénua, com a qual nunca consuma o casamento. Frederick sacia as suas vaidades sexuais com Desiree, uma actriz que tem diversos amantes, e o inevitável acontece: ambos são apanhados em flagrante por Malcolm, um conde que sustenta a actriz a troco dos seus favores. O filme serviu de inspiração à obra de Woody Allen Comédia de uma noite de verão.

Sorrisos de uma noite de verão será exibido no Teatro Avenida depois de, nas primeiras semanas, ter-se levado ao público outros dois filmes de Bergman, designadamente "Fanny e Alexandre" e “Mónica e o desejo”.  As entradas para o ciclo de cinema, que acontece todas terças-feiras, são gratuitas.  

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos