O País – A verdade como notícia

Princesa da Jordânia considera comunicação social importante na luta contra má nutrição

“A comunicação social joga uma grande importância na luta contra a má nutrição e na nossa batalha colectiva para melhorar a saúde, a nutrição e o bem-estar de toda a gente, particularmente das raparigas e mulheres”, disse a princesa da Jordânia e assessora global do Programa Mundial da Alimentação (PMA) para nutrição infantil, Sarah Zeid, após uma reunião de cortesia com o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Fundação SOICO (FUNSADO), Daniel David, esta quinta-feira, em Maputo.

No encontro, a princesa da Jordânia e o PCA da FUNDASO falaram da promoção de informação de qualidade para a educação da sociedade sobre a nutrição, com destaque através da plataforma MOZGROW.

“Vocês têm os meios para informar as pessoas sobre as melhores práticas, para informar sobre seus direitos e caminhos para encontrarem os recursos que precisam”, disse Sarah Zeid, em alusão ao trabalho que a FUNDASO tem feito no âmbito da MOZGROW.

Segundo a embaixadora do PMA, “o uso da tecnologia digital, rádio e imagens” é essencial para “educar e informar”.

Este trabalho, “relacionado às conferências” que a FUNSADO realiza, “ajuda particularmente o sector privado a entender que em tudo” que se faz deve haver “sensibilidade para nutrição”.

Cerca de 43 por cento das crianças em Moçambique sofre de desnutrição crónica. Neste contexto, a princesa da Jordânia disse que os caminhos que o país deve continuar a trilhar para ultrapassar o problema passam por “trabalho conjunto e integrado”.

Igualmente, a solução está no compromisso que o Governo pode assumir em relação à nutrição, “de forma independente de todas as outras intervenções e priorização da saúde da mulher e rapariga”, concluiu Sarah Zeid.

A embaixadora do PMA está de visita a Moçambique de 20 a 28 de Novembro. A sua agenda de trabalho inclui, entre outros aspectos, a exploração de oportunidades de apoio a iniciativas de nutrição.

Por sua vez, o PCA da FUNDASO, Daniel David, mantém o compromisso de continuar a expor exemplos positivos sobre nutrição e alimentação.

“A princesa queria conhecer o trabalho que a Fundação está a desenvolver, principalmente na educação alimentar e no trabalho que temos feito no âmbito da MOZGROW”, afirmou Daniel David, acrescentando o encontro com a princesa da Jordânia visava “abrir portas para uma parceria, principalmente com o PMA, para que possamos ajudar a fazer uma advocacia positiva no âmbito da nutrição”.

Além disso, “com os desafios que o país tem em termos de desnutrição crónica”, pretendia-se reflectir sobre “como é que nós podemos ter um papel fundamental na comunicação e educação, com destaque para as crianças”, disse Daniel David.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos