O País – A verdade como notícia

Soico “afina máquina” para garantir cobertura de eleições

A campanha eleitoral arranca já este sábado e as eleições deste ano têm a particularidade de incluir a escolha de governadores provinciais. Este facto impõe um redobrar de esforços para o grupo Soico, daí ter realizado um encontro para afinar a estratégia de cobertura deste evento.

Dos principais pontos que dominaram o encontro, o destaque vai para a alocação das equipas pelas províncias, que vão garantir que o essencial da campanha eleitoral chegue aos leitores e a outros públicos, tendo em conta a diversidade das plataformas deste grupo de mídia.
Mas há outro foco: a visita papal, agendada para 4, 5 e 6 de Setembro. O maior grupo privado de mídia quer garantir coberturas em directo dos principais momentos do Papa Francisco em Moçambique.

“São momentos que exigem uma estratégia editorial bem afinada principalmente porque somos um grupo de mídia, temos várias plataformas de difusão e havia necessidade de sentarmos com todas as equipas envolvidas na cobertura destes dois grandes eventos para alinharmos a nossa estratégia editorial e garantirmos uma cobertura de excelência, levarmos qualidade, levarmos conteúdos diferenciadores aos nossos leitores”, disse Olívia Massango, directora de informação do Grupo Soico.

E justamente porque a legislação mudou e é preciso entender o novo quadro político do país, a Soico está a apostar também na transmissão de conhecimentos aos seus quadros. O presidente da primeira comissão do Parlamento, Edson Macuácua, foi convidado a falar aos jornalistas dos aspectos legais a ter em conta durante a cobertura do processo eleitoral.

“Como é de costume ao nível do Grupo Soico, sempre que se aproximam as eleições trazemos sempre um especialista abalizado naquilo que são as matérias relevantes para o conhecimento dos jornalistas. Para este ano convidamos o presidente da primeira comissão da Assembleia da República para partilhar a legislação eleitoral, o pacote da descentralização”, argumentou Massango, para depois acrescentar que se pretendia com a formação “olhar para um dos aspectos que são muito recorrentes em períodos eleitorais: o contencioso eleitoral”.

O encontro de desenho de estratégias para a cobertura da campanha eleitoral e da visita papal juntou membros do Conselho de Administração da Soico, jornalistas, incluindo correspondentes dos vários pontos do país, equipa técnica, editores de vídeo, apresentadores e produtores.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos