O País – A verdade como notícia

Sofala beneficia de financiamento de mais de 1 milhão € para abastecimento de água

A província de Sofala acaba de beneficiar de um financiamento avaliado em cerca de um milhão e meio de euros, disponibilizados pela Cooperação Austríaca para o desenvolvimento, que serão investidos no melhoramento de abastecimento de água e saneamento rural,  cuja cobertura actual é considerada  uma das mais baixas do mundo.

Os resultados do inquérito de orçamento familiar realizados em 2015 mostram uma estagnação com tendência a degradação no nível de uso  de serviços melhorados de abastecimento de água nas zona rurais de Sofala, onde apenas perto de um milhão de pessoas, cerca de metade da população de Sofala, têm acesso a água potável.

O mais preocupante  tem a ver com o  saneamento rural, onde o fecalismo a céu aberto continua a dominar.  Em termos de cobertura menos de 600 mil pessoas é que tem acesso a saneamento seguro, das cerca de dois milhões residentes em Sofala.

Baseando-se nestes dados o governo de Sofala elaborou um projecto denominado água Sofala 2018-2020, que visa melhorar o abastecimento de água e saneamento rural. A iniciativa  já tem dinheiro garantido por parte da cooperação austríaca para o desenvolvimento, cujo  assinatura do acordo de financiamento teve lugar na manhã desta terça-feira.

Espera-se assim que até 2020 o nível de pessoas com acesso à água potável em Sofala, suba para 55 por cento contra os actuais 50.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos