O País – A verdade como notícia

Sociedade civil diz que é preciso garantir participação da comunidade na gestão escolar

O envolvimento da comunidade na gestão escolar configura como um dos principais impulsionadores da qualidade de ensino nas sociedades. Foi com este propósito que gestores escolares, membros da sociedade civil e parceiros de cooperação estiveram reunidos nesta quarta-feira no seminário internacional de gestão escolar.

Dados actuais lançados pelo Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC), indicam que o sector da educação tem registado progresso na oferta dos serviços contudo ainda existem desafios.

O relatório do CESC publicado no seminário, que relaciona a participação da comunidade a gestão escolar e os resultados, mostra que os estabelecimentos de ensino onde existe uma participação da comunidade há maior gestão que se traduz nas óptimas condições de ensino e aprendizagem.

A directora executiva do CESC disse que o absentismo dos alunos, nas zonas rurais, está ligado a aspectos culturais, como é o caso dos ritos de iniciação, onde as crianças são obrigadas a interromper as aulas para atender as obrigações.

Por sua vez, Samaria Tovela, directora nacional do Ensino Secundário no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) referiu que a falta de aplicação das medidas correctivas aos professores faltosos, nos distritos, e a falta de controlo da assiduidade estão entre os factores que ditam o fraco aproveitamento escolar.

A solução do problema passa pela aplicação das normas administrativas, desde os descontos salariais assim como a expulsão, do Aparelho do Estado, dos professores que não cumprem com zelo o seu papel.

Tovela referiu que parte da culpa do absentismo dos alunos nas escolas e dos pais e encarregados de educação que não olham à escola como uma prioridade para os seus educandos.

Para se ultrapassar o problema, a fonte assegurou que decorrem nas províncias, capacitações dos órgãos de gestão dos conselhos de escolas que trabalham com as comunidades.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos