O País – A verdade como notícia

Só duas escolas assumiram ter COVID-19 na cidade de Maputo

Apenas duas escolas da cidade de Maputo é que reportaram casos positivos da COVID-19 à direcção de Saúde. A capital do país está, ainda, a introduzir teste rápido para despiste do Coronavírus em todas as unidades sanitárias.

A terceira vaga da COVID-19 está implacável e menos selectiva nas pessoas que infecta, assim como nos locais em que se propaga. Nos últimos dias, são comuns relatos de escolas com casos positivos do novo Coronavírus. Até ao momento, a cidade de Maputo já confirmou 14 casos positivos, entre professores e alunos, mas apenas dois estabelecimentos de ensino reportaram a sua situação à Direcção da Saúde da capital do país.

“Nós quando temos um caso a nível da escola, esta, automaticamente, notifica a distrito e a unidade sanitária mais próxima. Tendo em conta que todas as instituições de ensino estão preparadas para cumprir as medidas, nós orientamos as escolas para fazerem o procedimento normal da desinfecção”, referiu Ramine Falume, chefe do departamento de Saúde Pública na cidade de Maputo.

Entretanto, numa situação em que o processo se mostra complexo, são as próprias autoridades de Saúde a intervir directamente nas escolas que comunicam os casos. “Temos uma escola que conseguimos intervir intensivamente que é a que tivemos muitos casos. Nós apoiámos na desinfecção e, até agora, não houve uma situação que nos obrigou a encerrar o estabelecimento de ensino”, disse o Ramine Falume.

Paralelamente, a cidade de Maputo passará fazer teste rápido para o despiste da COVID-19 em todas as unidades sanitárias. Dezassete das 35 existentes na capital do país já começaram com o processo. “Acreditamos que, até próxima semana, todas as unidades sanitárias estão a fazer o teste rápido”, assegurou o chefe do departamento de Saúde Pública na cidade de Maputo.

Contudo, só é elegível a fazer o teste rápido quem tiver sintomas sugestivos do novo Coronavírus.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos