O País – A verdade como notícia

Situação humanitária em Donbass cada vez mais preocupante, diz ONU

A situação humanitária na Ucrânia, sobretudo em Donbass, é extremamente alarmante, alerta a Organização das Nações Unidas, salientando que os combates entre os exércitos ucranianos e russos se intensificam no Leste do país.

Não há, à vista, o fim da guerra na Ucrânia, onde a situação humanitária, particularmente no Leste de Donbass, é extremamente alarmante e tende a piorar cada vez mais, diz o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários.

De acordo com a entidade citada pelo Notícias ao Minuto, o acesso à água potável, aos alimentos e à electricidade é reduzido na região de Severodonetsk e seus arredores, o último local de resistência ucraniana e quase inteiramente sob o controlo russo.

Para a agência humanitária da ONU, o que se vive em Donbass e Lugansk resulta dos combates que continuam a intensificar-se, traduzindo-se num pesado preço para a população civil.

É lamentável que, a aproximadamente quatro meses de conflito, os dois países ainda não tenham chegado a um acordo para facilitar a retirada de civis ou permitir o acesso à ajuda humanitária nas zonas sob constante bombardeamento.

Em todo o país, áreas residenciais e infra-estruturas civis continuam a ser afectadas, resultando em mais civis mortos e feridos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos