O País – A verdade como notícia

Situação de Cabo Delgado debatida esta quarta-feira no Parlamento Europeu

A Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu agendou para esta quarta-feira um debate sobre a situação causada pelo terrorismo em Cabo Delgado.

O agendamento da sessão, na qual os eurodeputados irão trocar “pontos de vista sobre a situação em Moçambique”, aconteceu sexta-feira passada.

O debate surge após, há duas semanas, o Partido Popular Europeu (PPE), por iniciativa do eurodeputado do CDS-PP, Nuno Melo, ter pedido o agendamento de um debate na sessão plenária, semana passada, sobre a mesma questão, o que acabou por não acontecer, segundo escreve a Deutsche Welle (DW).

Na altura, Paulo Rangel referiu que organizar uma sessão na Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento Europeu com audições a pessoas no terreno seria “muito vantajoso” porque poderia dar conta da situação de “urgência” e criar uma “consciência europeia”.

Neste contexto, ainda de acordo com a DW, o formato da sessão está “em avaliação”, segundo a delegação social-democrata no Parlamento Europeu, mas servirá para avaliar a deterioração da situação em Moçambique.

Desde Outubro de 2017 que Cabo Delgado é assolado pelo terrorismo, facto que além de mortes está causar crise humanitária. Mais de 500 mil pessoas foram forçadas a deslocar-se das suas comunidades neste momento vivem em condições de miséria.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos