O País – A verdade como notícia

Sistema Bus Rapid Transit é a aposta de Nyusi para o transporte nas cidades

Hoje, o candidato da Frelimo terminou a campanha de dois dias na província de Inhambane. Escalou sucessivamente seis distritos onde apresentou de forma detalhada cada elemento que compõe o manifesto eleitoral do seu partido e do seu compromisso. No comício que orientou hoje, em Maxixi falou do que pretende fazer no sector dos transportes.

Filipe Nyusi apontou o sistema Bus Rapid Transit (BRT) como a solução para melhorar o transporte público urbano. Este é um projecto que devia ter sido implementado há anos em Maputo mas devido a crise financeira e ao corte do apoio brasileiro o mesmo ficou congelado. Mas segundo explicou Filipe Nyusi, a ser implementado não só em Maputo vai permitir criar corredores específicos para transporte público o que fará com que os utentes passem a ter acesso ao transporte rápido, seguro e com poucas horas de espera.

O candidato da Frelimo acredita que a iniciativa irá revolucionar a forma como os cidadãos se movimentam dentro das cidades e vai fazer com que quem agora usa sua viatura privada possa passar a preferir usar o transporte público, o que vai ter impacto no orçamento das famílias que vivem nas cidades.

Por outro lado, Filipe Nyusi, diz que o projecto de atribuição de mil autocarros de transporte de passageiros a operadores privados deverá continuar. Nyusi diz que é altura do Estado dar espaço ao sector privado para operar o transporte de passageiros porque ficou provado que as empresas públicas não conseguem gerir adequadamente as suas frotas, o que o sector privado mostrou conseguir fazê-lo com eficácia.

No entanto reconhece que devem ser atribuídos alguns incentivos e ajustar as tarifas de modo a que não lesem os operadores, muito menos o cidadão. Outra aposta de Nyusi é continuar com a liberalização do espaço aéreo nacional permitindo a entrada de mais companhias aéreas estimulando a competitividade e concorrência na perspectiva de conferir ganhos à economia do país.

O candidato presidencial pretende por outro lado investir na melhoria do transporte fluvial onde se mostrar necessário, até porque em várias partes do país é usado pela população para se movimentar de um ponto para outro. Nyusi quer ainda capacitar o sector privado para garantir a manutenção dos equipamentos a serem adquiridos para garantir a efetivação do projecto acima mencionado.

Em termos de realizações do Governo na Maxixe, Filipe Nyusi apontou a construção do Hospital Provincial naquela cidade, mas também de outros 12 centros de saúde, a entrada em funcionamento de oito escolas secundárias, duas instituições de ensino superior e 13 pequenos sistemas de abastecimento de água o que permitiu elevar o acesso a água potável para 83% naquela cidade que é capital econômica de Inhambane.

Filipe Nyusi visitou ainda hoje o distrito de Morrumbene. Foi onde realizou o primeiro comício do dia. Naquele local falou das realizações do Governo dos últimos quatro anos, nomeadamente a construção de um sistema de abastecimento de água que tem capacidade maior que a demanda. Foram construídos outros oito pequenos sistemas públicos e outros 15 privados.

Aquele distrito assistiu a construção de três escolas secundárias, quatro centros de saúde e ao nível de produção viu o gado bovino crescer de 15 mil para 21 mil efectivos. Para Nyusi esses dados mostram o quão aquele distrito cresceu e a Frelimo é aquele tipo de semente que quando é lançada na terra germina.

Prometeu ainda asfaltar a estrada que liga a EN1 a Kambine a missão onde estudou o fundador da Frelimo, Eduardo Mondlane. E terminou o périplo por Inhambane orientando um comício em Zavala. Amanhã inicia campanha na província de Gaza onde deverá escalar oito distritos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos