O País – A verdade como notícia

Sismo no Haiti faz pelo menos 724 mortos

O Haiti foi sacudido, este sábado, por um tremor de terra de magnitude 7,2 na escala de Richter, pelas 8h30 da manhã (hora local). As contas da Proteção Civil apontam para já para pelo menos 724 mortos confirmados. De acordo com as autoridades no terreno, há centenas de feridos e desparecidos, escreve a Euronews.

O sismo e as várias réplicas atingiram, sobretudo, o sul do país.

Além dos mortos já confirmados pelas autoridades, centenas de pessoas foram transportadas para os hospitais com ferimentos de várias e diferentes gravidades. Igrejas, hotéis, escolas e até hospitais ficaram seriamente danificados e alguns totalmente destruídos.

Durante a manhã de sábado, o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, declarou que “o governo decidiu decretar o estado de emergência por um mês na sequência da catástrofe”.

O Presidente dos Estados Unidos enviou as suas condolências pela tragédia do sismo no Haiti, e prometeu que o seu país estará lá para ajudar na reconstrução, escreve o Notícias ao minuto.

“Numa altura que já era difíci para o povo do Haiti devido à crise política, entristece-me o terramoto devastador que ocorreu esta manhã em Saint-Louis du Sud”, disse Joe Biden numa declaração, endereçando as “mais sinceras condolências a todos aqueles que perderam um ente querido ou viram as suas casas ou negócios destruídos”.

Há 11 anos, um outro terramoto abalou o país de forma implacável, deixando 300 mil mortos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos