O País – A verdade como notícia

Sindicato de Turismo expectante no novo normal mas triste de despedimentos no sector

Está a aumentar cada vez mais a expectativa no sector da Indústria Hoteleira, Turismo e Similar tendo em conta o retorno gradual a um novo normal. O facto é que há esperança de que os negócios voltem a fluir com o retorno à normalidade e com aproximação do mês da quadra-festiva. Mas, por outro lado reina o cenário de tristeza sobretudo por parte do sindicato e dos trabalhadores do sector porque milhares de colaboradores continuam desempregados após terem sido dispensados através de rescisão de contratos justa ou injustamente.

A cidade e província de Maputo são exemplo deste cenário, o que tem estado a preocupar sobretudo o sindicato local e os trabalhadores que consideram haver aproveitamento por parte de alguns patrões para despedir trabalhadores, sob pretexto do impacto da COVID-19 no sector.

O alegado oportunismo é de tal forma que alguns trabalhadores são obrigados a receber as cartas de rescisão de contrato de trabalho ao domicílio e outros nem sequer recebem salários determinados pela lei, de acordo com o secretário do sindicato do sector Indústria Hoteleira, Turismo e Similar da cidade e província de Maputo, Gonçalves Zitha, que falou para o Manhã Informativa da Stv esta quarta-feira.

Este cenário acontece mais no ramo de hotéis, de acordo com a mesma fonte. Para Zitha a vulnerabilidade dos trabalhadores do sector torna-se ainda mais preocupante devido à fraca capacidade de intervenção das instituições de mediação laboral sobretudo na capital do país. Aliás, segundo a mesma fonte, na província de Maputo a situação de violação dos direitos dos trabalhadores tende a melhorar devido à pronta intervenção da Inspecção do Trabalho, liderada pelo inspector-chefe, Figueiredo Langa.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos