O País – A verdade como notícia

SIMO sem soluções à vista para os problemas nas ATM e POS

Os ATM, POS, operações com cartões e banca móvel não estão a funcionar desde sexta-feira em quase todos os bancos do país porque a Sociedade Interbancária de Moçambique decidiu romper contrato com seu fornecedor de software por alegadas chantagens. Porém, ainda não há datas para a resolução do problema.

Não se trata de uma avaria técnica, mas de um problema de entendimento entre duas empresas. Já lá vão três dias que os cidadãos nacionais, residentes dentro e fora do país enfrentam o duro problema financeiro, sem solução à vista, caracterizado por indisponibilidade de serviços de ATM, POS, operações com cartões e carteira móvel.
Para explicar a situação, a Sociedade Interbancária de Moçambique, empresa responsável pela prestação dos serviços, convocou a imprensa neste domingo. A PCA da SIMO revelou que seu provedor de softwere, uma empresa com escritórios em Portugal, tem vindo a fazer uma série de exigências insustentáveis, facto que a obrigou a romper o contrato que tinha com esta.

Afinal, a SIMO procura encontrar uma solução para os pontos de discórdia com o seu provedor de softwere há cerca de cinco meses, mas sem sucesso.

Embora haja desentendimento, a SIMO garante que já fez todos os pagamentos das facturas ao provedor dos meses que se seguem até Agosto de 2019, para garantir a prestação dos serviços.

Se a SIMO procura soluções para o problema desde Junho, porquê que durante esse período não arranjou medidas para mitigar o problema? A esta questão, a SIMO explica que o contrato que tem com o seu provedor não lhe permitia negociar alternativas com outros provedores.

Neste momento, a Sociedade Interbancária de Moçambique prefere não falar em responsabilizações pelos danos aos clientes e diz estar concentrada na resolução do problema.

Só em Moçambique, a empresa estima que, em média, realizam-se 465 mil transações através da rede SIMO por dia. Já na diáspora, os cidadãos moçambicanos realizam cerca de 14 mil transações por dia usando a mesma rede.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos