O País – A verdade como notícia

Sérgio Moro diz que TRF-4 não tem competência para soltar Lula

Depois de o desembargador federal Rogério Favreto, do TRF-4, ter concedido liberdade ao ex-presidente brasileiro, Lula da Silva, este domingo, o juiz que decretou a prisão reagiu.

Sérgio Moro diz que o desembargador federal Rogério Favreto, não pode mandar soltar Lula da Silva.

 "O Desembargador Federal plantonista, com todo respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal", disse Moro, citado pelo G1.

O despacho de Favreto determina a suspensão da execução provisória da pena e a liberdade de Lula, em regime de urgência.

De acordo com Moro, ainda citado pelo G1, caso Rogério Favreto ou uma autoridade policial cumpra a decisão deste domingo do desembargador, estará a deixar de cumprir a ordem de prisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

O juiz afirmou ainda que foi orientado pelo presidente do TRF-4 a consultar o relator das acções da Operação Lava Jato no tribunal, João Pedro Gebran Neto. Sérgio Moro finaliza comunicando à autoridade policial que espere o esclarecimento deste impasse jurídico para “evitar descumprimento da ordem de prisão”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos