O País – A verdade como notícia

Sérgio Hitie: “Desportivo vai lutar por uma vaga na Liga”

Histórico do basquetebol moçambicano, com vários títulos conquistados, o Grupo Desportivo Maputo é um dos quatro clubes que, de 19 a 21 de Novembro, irão disputar a “poule” de apuramento da zona sul de acesso à Liga Moçambicana de Basquetebol.

Com um conjunto jovem, aguerrido e assente no espírito de sacrifício, o Desportivo Maputo parte para esta competição, a realizar-se em Inhambane, com ambição de lutar pelo primeiro lugar que dá acesso ao campeonato nacional de basquetebol sénior masculino. Orientados por Horácio Joaquim Martins, figura incontornável do clube e do basquetebol moçambicano, os “alvi-negros” partem para a prova qualificativa com bons indicadores dados na 1ª volta do Campeonato da Cidade, prova na qual impuseram a única derrota ao Maxaquene (51-48), líder da prova. Mesmo com as dificuldades que estão a enfrentar em Inhambane, onde as condições logísticas deixam a desejar, a palavra de ordem é deixar a pele na quadra. O responsável pelo Departamento de Basquetebol do GDM, Sérgio “Serginho” Hitie, antevê uma prova renhida e bem disputada.

Quais são as expectativas do Desportivo Maputo na “poule” de apuramento da zona sul à Liga Moçambicana de Basquetebol?

As expectativas do Grupo Desportivo Maputo passam por ficar em primeiro lugar para podermos entrar para a Liga Nacional de Basquetebol.

À partida, o Maxaquene apresenta-se como o principal adversário dos “alvi-negros” na luta pelo acesso à Liga Moçambicana de Basquetebol. Aliás, o Desportivo Maputo foi a única equipa que venceu o Maxaquene na 1ª volta do Campeonato da Cidade, por 51-48. Como é que irão encarar este adversário?

Nós vamos para este apuramento com o pensamento de que todos os participantes serão “osso duro de roer”, pois todos se prepararam para esta prova com o objectivo de conseguir o primeiro lugar que dará acesso à LNB. Quanto à vitória que tivemos diante do Maxaquene, nosso vizinho e rival amigo, faz parte do passado e não estamos a contar com a mesma como motivação ou indicador para que possamos vencer. Cada jogo tem a sua história e nós treinamos todos os dias para ultrapassar as nossas próprias barreiras e os adversários sejam eles quais forem. Mas, diga-se, o Maxaquene é uma equipa jovem tal como a do Desportivo e, acima de tudo, motivada. Será uma boa disputa este primeiro jogo do torneio de apuramento.

Em relação aos outros adversários, neste caso Eagles, da Maxixe, e Dolphins, de Vilankulo?

Tal como disse, nós enfrentaremos todos os adversários com respeito e com a mesma intensidade e preparação que nos caracteriza como equipa e ao treinador Horácio Martins que transmite o seu ADN à equipa.

 

“ESTAMOS EM MODO SACRIFÍCIO EM INHAMBANE”

Em termos logísticos, o que se pode dizer nesta altura? Há condições para que a delegação esteja bem instalada?

Em termos logísticos, não gostaria de comentar muito, pois é uma situação que não me agrada pessoalmente e aos atletas e equipa técnica. Estamos todos em modo sacrifício, pois o nosso objectivo é participar e lutar para ficar em primeiro, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos para chegar a Inhambane e que continuamos a enfrentar aqui.

O Desportivo Maputo vai disputar esta prova com uma equipa jovem, aguerrida e que já deu boas indicações, terminando a 1ª volta do Campeonato da Cidade na 4ª posição com 13 pontos, resultantes de cinco vitórias e três derrotas. Por outro lado, será orientado por uma figura conhecedora do basquetebol moçambicano, Horácio Joaquim Martins. Estes aspectos podem ser determinantes para o sucesso da equipa?

Sem dúvidas que faz toda diferença e este treinador foi escolhido a dedo para orientar estes miúdos, e ele tem toda a confiança no departamento de basquetebol para desenvolver e trabalhar para melhorar a equipa e ganhar todos os jogos possíveis. Os nossos treinadores são guerreiros e heróis por desenvolverem o seu trabalho, tal como o fazem no GDM. Eles estão de parabéns por não desistirem e darem a alma pelo clube.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos