O País – A verdade como notícia

Serão conhecidos hoje vencedores do MozGrow Business challenge

Os concorrentes para o MozGrow Award fizeram esta tarde, no MozGrow Business challenge, a apresentação dos seus projectos que serão julgados por um total de cinco juros. As categorias apresentadas foram, jovens emprendedores no agronegócio, categoria inovação, e BCI boas práticas.

 A primeira categoria a fazer a sua apresentação foi a de jovens empreendedores e coube a representante da Dzimene que se dedica a distribuição de vegetais e frutas, a fazer a sua apresentação.

A Dzimene começou por fornecer seus produtos a restaurantes e em 2016 registou a empresa como uma sociedade.

“Os desafios que encontramos são vários, um deles é de fornecer produtos frescos aos nossos clientes e competir com os produtos sul-africanos”, disse

A fragmentação de cadeias de valores é um dos problemas encontrados pela associação, uma vez que, como explicou Eulália a cadeia de valores de Moçambique está muito fragmentada e por isso o produto tem uma baixa competitividade em relação aos produtos sul-africanos.

Outra associação que concorre para o MBC é a Crimas Agro Florest que se dedica a produção e venda de mudas para a massificação agro-florestal. De acordo com o representante, a produção das mudas tem como base dotar o agricultor de ferramentas e capacidade para fazer uma agricultura sustentável.

“A ideia é fazer com que o agricultor a curto e médio prazo possa ser sustentável e colocar no mercado produtos em tempo razoável e poder disponibilizar frutas para a comercialização”, explicou.

 Categoria inovação
Mathária empreendimentos que dedica-se a produção de produtos a base de moringa, que concorre  para a categoria inovação lançou um novo produto denominado “Super alimentos” como forma de ajudar a combater os problemas de má nutrição

“As pessoas tomarem consciência de que se alimentar como deve ser é fundamental para ter um nível de vida saudável”, explicou Alexandre Santos, representante da Mathária.

Santos disse que o objectivo da empresa  é de vender 7200 unidades por mês, é para isso vão se dedicar a exportação, e também conseguir a certificação.

Ainda na categoria inovação Salomão cossa, representante da produção hidropónica de hortas verdes, dedica a produção de horticultas num sistema que não usa solo, disse que actualmente a empresa produz 7200 plantas e que para além da alface iniciaram com a produção da salsa e coentro.

Cossa falou das práticas que a empresa implementa para garantir a qualidade dos produtos como manuseio de estufa, manuseio de equipamento hidráulicos/solução nutritiva, manuseio de plantas/ciclos de produção e comercialização.

Categoria BCI boas práticas
 
Alberto Landinho, presidente da associação cintura verde de Zóbué composta por 25 membros dos quais 13 homens 12 mulheres, explicou que a associação dedica-se a produção de hortícolas tais como, tomate, repolho entre outras.

Landinho falou das técnicas de produção usadas na associação que são a agricultura de conservação, uso de cama de frango e uso de adubos orgânicos.

O presidente deu a conhecer os constrangimentos que a associação encontra para produção e venda dos produtos, falta de transporte para escoar produtos, falta de sala de processamento de vegetais, falta de loja de venda de insumos agrícolas e fraco conhecimento técnico para o controle e combate a novas pragas.

O último concorrente Pedro Abril, representante do projecto Aprofrangos-RBF Nhamitsatsi, que se dedica a produção de frango de corte, partilhou a sua experiência contando que o seu projecto começou com um capital de 87 mil meticais. A empresa começou com a criação de 500 pintos, e hoje a família tem uma renda de cerca de 800 mil meticais.

Como todos outros a associação familiar também encontrou alguns constrangimentos na produção de frango como o elevado custo de produção, falta de matrizes dos fornecedores e criadores de frango, falta de matadouro e surgimento de muitos pequenos criadores de frangos.

Os três grandes vencedores serão conhecido hoje no Award.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos