O País – A verdade como notícia

“Ser professor não é somente um emprego”, defende Filipe Nyusi

Foto: GPR

Na sua mensagem alusiva ao dia do professor assinalado hoje, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que ser professor não é somente um emprego, mas é uma vocação, uma missão nobre de construção de uma nação pelos seus principais pilares, que são o conhecimento, a cidadania responsável e o patriotismo, valores que são traves-mestras de uma sociedade que quer crescer em todas as vertentes.

De acordo com Nyusi, a missão de um professor não se circunscreve somente no ensino, mas é essencialmente uma missão educativa, de construção de cidadãos que se revêm na sua pátria e nos seus concidadãos, moldados para optar sempre por acções que visam o alcance de um bem comum cada vez melhor e comunitário.

“No nosso país, o professor desde sempre foi e será o farol de milhões de cidadãos que contribuem nas várias vertentes da construção da Nação, usando os conhecimentos por este transmitidos, fazendo deste profissional o elo que conecta Moçambique, porém com um único objectivo que é a construção do bem-estar colectivo”, lê-se na mensagem do Presidente da República.

Por ocasião do 12 de Outubro, Filipe Nyusi lembrou-se dos professores afectados pelas acções dos terroristas no norte da província de Cabo Delgado, que se viram impedidos de continuar com a sua missão.

“Como Governo, sempre envidaremos esforços para que a normalidade seja reposta em todo o território nacional, para que nenhum professor ou aluno tenha que abandonar a sua escola por qualquer motivo que seja. Por outro lado, o meu Governo continuará empenhado na melhoria das condições de trabalho e de vida de cada professor moçambicano, onde quer que se encontre afecto”, frisou Nyusi.

O Presidente da República terminou, agradecendo e reafirmando o respeito e reconhecimento do Governo pelo trabalho abnegado de todos os professores que dão o melhor de si para a formação dos cidadãos para sua participação activa na construção do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos