O País – A verdade como notícia

SENAMI introduz marcação de atendimento online

O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) introduziu um “serviço de marcação de atendimento online” para evitar aglomerações e filas longas nesta altura da COVID-19. Numa primeira fase, a medida abrange a província e cidade de Maputo.

O Coronavírus tem originado novas abordagens em diversas instituições no que diz respeito às medidas de prevenção contra a doença. Neste contexto, o SENAMI criou uma nova forma de atendimento aos utentes para efeitos de pedido de documentos como passaporte e Documento de Identificação de Residência de Estrangeiro (DIRE).

“O SENAMI criou uma nova plataforma de atendimento online aos requerentes de documentos migratórios. Medida que visa promover o distanciamento interpessoal, garantindo que o requerente passe menos tempo nas instalações da migração”, informou a instituição através de um comunicado de imprensa a que “O País” teve acesso.

Para proceder com a marcação de atendimento, o requerente dispõe de três opções: A primeira tem a ver com o acesso à plataforma www.sigav.senami.gov.mz.

De seguida, é preciso cumprir as instruções, que vão desde a marcação, através da central de atendimento. A terceira fase é a o atendimento presencial na SENAMI.

“Acho que é uma boa medida e também vai evitar aglomerações”, neste período da pandemia, segundo Acácio de Oliveira, utente dos serviços do SENAMI, ouvido pelo “O País”.

“Pelo menos a pessoa vem a saber de forma antecipada sobre a sua situação de atendimento”, disse Filimão Quembo, outro entrevistado.

Refira-se que na fase piloto, o serviço de marcação de atendimento estará disponível nas direcções provinciais de migração da província e cidade de Maputo.

Entretanto, o SENAMI assegura que mais tarde o mesmo serviço será expandido para todas as direcções provinciais do país, a começar pela província de Nampula, a seguir Sofala e depois em Tete, por estas apresentarem um grande fluxo de pedidos de emissão dos documentos acima referidos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos