O País – A verdade como notícia

Seleccionador do Ruanda quer iniciar qualificação ao CAN com vitória

Fotos: FERWAFA

Ruanda é o primeiro adversário dos Mambas no grupo L de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, que terá lugar próximo ano, na Costa do Marfim. O embate dar-se-á próxima quinta-feira, e o seleccionador dos Amavubi, o espanhol Carlos Alós Ferrer, diz que quer arrancar com vitória diante dos Mambas.

“Vamos dar tudo o que temos para vencer o jogo diante da selecção de Moçambique”, disse Ferrer, citado pelo The News Times, do Ruanda.

Para alcançar o seu objectivo na estreia à frente dos destinos do Ruanda, Carlos Ferrer conta com sete jogadores que actuam fora de portas, nomeadamente, em campeonatos da Europa e outros de África.

Um dos destaques dos jogadores chamados por Carlos Ferrer é o meio-campista Djihad Bizimana, que actua no Deinze da segunda liga da Bélgica, que foi o primeiro a chegar à concentração dos Amavubis.

Emmanuel Manishimwe e Thierry Manzi, ambos do FAR Rabat da primeira liga do Marrocos, Salomon Nirisarike, do Urartu da primeira liga da Arménia, Ange Mutsinzi, do Trofense da segunda liga portuguesa, Meddie Kagere, da primeira liga da Tanzânia, concretamente no Simba, e York Rafael, que actua em Eskilstuna, da segunda divisão da Suécia e que foi o último a juntar-se esta segunda-feira aos Amavubi, são os jogadores profissionais que estão às ordens de Carlos Ferrer na selecção.

Carlos Alós Ferrer disse que os seus jogadores estão em boa forma e têm trabalhado durante os treinos para o confronto com Moçambique a pensar na vitória. “Estou feliz com os jogadores que tenho, eles estão a dar 100% de si nos treinos e estou motivado pelo empenho deles dentro e fora do campo. Estamos muito felizes como grupo”, disse o seleccionador ao The News Times do Ruanda.

Entretanto, o técnico espanhol foi claro na abordagem, ao dizer que os jogadores é que têm a tarefa, dentro das quatro linhas, de correr atrás da vitória. “Meu trabalho é preparar os jogadores para o jogo; eles fazem a execução”, observou Carlos Ferrer.

A selecção do Ruanda chegou a Joanesburgo, na África do Sul, este domingo, para o arranque da fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações de 2023, diante de Moçambique. Depois dos Mambas, os Amavubi recebem o campeão africano, Senegal, no Huye Stadium, a 7 de Junho, para a segunda jornada do grupo L, um dia antes do embate entre Benin e Moçambique.

As duas selecções, Moçambique e Ruanda, estão empatadas no confronto directo, com duas vitórias para cada uma, nas últimas quatro partidas.

 

EIS A LISTA DOS 23 ELEITOS DO RUANDA:

Guarda-redes: Fiacre Ntwali, Yves Kimenyi e Olivier Kwizera.

Defesas: Thierry Manzi, Ange Mutsinzi, Salomon Nirisarike, Claude Niyomugabo, Fitina Ombalenga, Aimable Nsabimana, Ali Serumogo e Clement Niyigena.

Meio-campistas: Kevin Muhire, Blaise Nishimwe, Djihad Bizimana, Bonheur Mugisha, Jean Bosco Ruboneka, Rafael York e Djabel Manishimwe.

Atacantes: Dominique Ndayishime, Meddie Kagere e Muhadjiri Hakizimana.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos