O País – A verdade como notícia

Selecção masculina inicia segunda-feira a preparar eliminatória do mundial

Contrariamente ao que foi anunciado na última terça-feira pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol e um dos seleccionadores nacionais adjuntos, indicando que os trabalhos de campo da selecção nacional de basquetebol masculina iniciariam esta quarta-feira, à última hora foi adiado o início para a próxima segunda-feira. Segundo uma informação da Federação Moçambicana de Basquetebol, citando o presidente do organismo, os trabalhos só iniciam próxima segunda-feira devido a ausência dos jogadores do Ferroviário da Beira, convocados para integrar os trabalhos da selecção nacional.

É que após a disputa da final do Torneio dos Heróis Moçambicanos, em basquetebol, conquistado pelo Ferroviário de Maputo, na última segunda-feira, os jogadores dos “locomotivas” do Chiveve regressaram à Beira para um descanso, antes de iniciarem os trabalhos da selecção.

E como forma de dar algum repouso aos jogadores, incluindo os do Ferroviário de Maputo, a equipa técnica da selecção nacional, em coordenação com a direcção da Federação Moçambicana de Basquetebol, decidiu pelo adiamento do início dos trabalhos para a próxima segunda-feira.

Assim, enquanto se espera pela vinda à Maputo dos jogadores do Ferroviário da Beira que vão integrar a selecção nacional, nomeadamente Ayad Marques, Elvis Houana, Ismael Nurmamade, Custódio Muchate, David Canivete e Helton Ubisse, os que se encontram na capital do país vão fazendo trabalhos de ginásio, como forma de dotá-los, também, de força, elemento fundamental para um jogador do basquetebol. Os seis jogadores do Ferroviário da Beira vão se juntar aos do seu homónimo de Maputo, nomeadamente os irmãos Ermelindo e Orlando Novela, Nelson Jossias, Manuel Uamusse, Baggio Chimondzo, Francisco Macaringue, Luís de Barros, Dércio Mula, Inélcio Chire e Pio Matos, este último com indicação de estar a recuperar de uma lesão que o impediu de emprestar seus préstimos à sua equipa neste Torneio dos Heróis Moçambicanos que terminou segunda-feira, em Maputo.

A selecção nacional de basquetebol prepara a primeira fase da eliminatória de acesso ao campeonato do mundo da modalidade, cuja fase final terá lugar na China, em 2019. Esta primeira fase vai decorrer na capital do país, mais concretamente no pavilhão do Maxaquene, entre os dias 23 a 25 de Fevereiro corrente.

O combinado nacional vai disputar o acesso à segunda eliminatória com as selecções de Costa do Marfim, República Centro Africano e Senegal, que vai defrontar sucessivamente nos dias 23, 24 e 25 deste mês.

A segunda fase desta eliminatória, também a ser disputada pelas mesmas selecções e seguindo o mesmo calendário de jogos, vai decorrer em Dakar, Senegal, entre os dias 29 de Junho e 01 de Julho.

As primeiras duas selecções qualificam-se para a eliminatória seguinte, que vai apurar os representantes do continente na festa do basquetebol mundial masculino, na China, em 2019.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos