O País – A verdade como notícia

Selecção de basquetebol já treina para apuramento ao mundial

Findo o Torneio dos Heróis Moçambicanos, que visava dar rodagem aos jogadores que iriam compor o combinado nacional de basquetebol sénior masculino, com vista a travarem argumentos com quatro selecções africanas, nas eliminatórias de qualificação ao mundial, China 2019, eis que nesta terça-feira, os 16 pré-convocados da selecção fizeram-se ao pavilhão da Académica para a primeira sessão de treinos.

Mesmo sem a presença do técnico principal, Iñaki Garcia, o combinado nacional fez o seu primeiro ensaio na quadra na quadra da Académica de Maputo, de olhos postos no Torneio de qualificação para o mundial, que vai decorrer no próximo ano, na República Popular da China.

Na ocasião, o atleta da selecção nacional, Ismael Nurmamade, jogador do clube Ferroviário da Beira, destacou a união dos atletas, equipa técnica e a federação moçambicana da modalidade para conseguir-se o apuramento para a próxima fase.

“Nós jogadores, bem como a federação, estamos com muita vontade e vamos dar todo o nosso máximo para que corra tudo bem na primeira fase da prova. Eu penso que foi uma mais-valia, houve um entrosamento entre as equipas e os próprios jogadores pré-seleccionados ainda, e como disse, nós vamos tentar nos unir, somos de diferentes clubes, mas vamos nos unir para uma só causa, e pôr o público moçambicano em algum momento feliz. Que esperem um Ismael Nurmamade mais forte, neste momento a trabalhar pela selecção e não pelo clube e vou dar o meu máximo”, disse.

O basquetebolista justificou a sua ausência em algumas provas passadas, mas referiu que regressou com tudo e para dar o seu melhor pela camisola do clube e da selecção nacional.

“São factores que estiveram por detrás da minha ausência, a escola e muito mias, mas vamos aqui conquistar esta fase que é muito importante para depois seguirmos para a segunda fase. É muito importante o campeonato do mundo que nós queremos disputar, e Moçambique precisa estar lá, a bandeira moçambicana precisa estar lá.

O MVP Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, conquistada pelo seu clube, Ferroviário da Beira, fez menção que a união do grupo está em alta mais do que nunca e que o humor no seio da formação é um elemento catalizador de energias positivas.

“É de muita alegria estar a rever alguns colegas de selecção, de equipa; é muita alegria mesmo” referiu o atleta.

Ismael “Timo” Nurmamade deixou, assim, alguns pontos atinentes aos objectivos da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, na primeira etapa de qualificação ao mundial da modalidade, China 2019, quando faltam nove dias para a primeira fase de apuramento, a ter lugar no pavilhão do Maxaquene, em Maputo.

Refira-se que a primeira fase vai decorrer de 23 a 25 de Fevereiro em curso, sendo que a selecção de Moçambique está no grupo D, onde estão também as formações da Costa do Marfim, República Centro Africana e Senegal, este último, terceiro classificado do Afrobasket 2017, daí que se exige dos pupilos do treinador espanhol, uma boa preparação com vista a passagem para a fase seguinte.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos