O País – A verdade como notícia

AT aborta fuga ao fisco em Manica no âmbito da selagem electrónica

A Autoridade Tributária (AT) abortou uma tentativa de descaminho de uma mercadoria para Zâmbia, esta segunda-feira, na cidade de Chimoio, província de Manica, no âmbito da implementação do sistema de selagem electrónica.

O camião interceptado pelas autoridades transportava calçados provenientes da China. O mesmo saiu do porto da Beira, esta segunda-feira, após a emissão do despacho de trânsito para Zâmbia. A viatura seguiu pela Estrada Nacional número Seis (EN6), aparentemente para o país vizinho.

Afinal, a mercadoria tinha outro destino. Chegado à cidade de Chimoio, o motorista conduziu o camião para uma zona pouco habitada, onde descarregou o produto.

De acordo com António Camacho, porta-voz da Autoridade Tributária em Sofala, o tempo de paragem estava a ser registado pelo sistema de selagem electrónica e de rastreio da mercadoria em trânsito.

“As nossas brigadas móveis fizeram-se ao terreno e surpreenderam” o condutor a descarregar a mercadoria cujo destino era Zâmbia. “Estamos perante uma tentativa de fuga ao fisco”, explicou o responsável.

Segundo António Camacho, houve descaminho da mercadoria recorrendo a uma rota falsa.

Este problema é frequente na zona centro do país e constitui um “calcanhar de Aquiles” para as autoridades, afirmou o porta-voz da Autoridade Tributária em Sofala, acrescentando que “o sistema de selagem electrónica e de rastreio de mercadoria em trânsito, introduzido no Porto da Beira, será muito útil para travar o contrabando”.

A Autoridade Tributária referiu ainda que as primeiras investigações indicam que o despachante da mercadoria em causa pode ser conivente no esquema de tentativa de fuga ao fisco.

“O proprietário da mercadoria disse à nossa equipa de investigação que pagou 700 mil meticais ao despachante”, mas o valor real, para um contentor de 40 pés, é de aproximadamente 1.700,00 meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos