O País – A verdade como notícia

Segurança interna e cooperação empresarial na “manga diplomática” moçambicana em Nova Iorque

Em duas audiências à margem da 76ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas que decorre em Nova Iorque, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, acolheu o interesse do Governo de Singapura de expedir para Moçambique uma missão empresarial singapureana e o empenho das Nações Unidas em prestar auxílio no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

Essa manifestação de interesse e de empenho foi transmitida nos encontros que a ministra manteve na tarde de quarta-feira, na sede das Nações Unidas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Singapura, Vivian Balakrishnan, e o Subsecretário-Geral das Nações Unidas Contra o Terrorismo, Vladimir Voronkov.

Ambos demonstraram solidariedade à candidatura da República de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na quinta-feira, Verónica Macamo reuniu-se com os ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Bielorússia e Indonésia.

Ainda em Nova Iorque, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação apelou a todos os estados-membros das Nações Unidas para redobrarem os seus esforços na implementação das decisões emanadas da Declaração e Programa de Acção de Durban, de modo a tornar o mundo livre do racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância conexa.

Ao discursar na reunião de Alto Nível da 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU, para assinalar a passagem do 20° aniversário da Declaração e Programa de Acção de Durban, Macamo realçou “a necessidade de todos os países se unirem para uma abordagem holística das causas profundas das desigualdades e as melhores formas de acabar com elas”. Na ocasião, a ministra reiterou que Moçambique considera válidas as decisões emitidas pelo instrumento internacional, relativo à prevenção, combate e erradicação do racismo, xenofobia e intolerância.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos