O País – A verdade como notícia

SED suspende campeonatos interprovinciais de futebol de sub-17

A Secretaria do Estado do Desporto (SED) suspendeu campeonatos interprovinciais de futebol de sub-17, em femininos, por não cumprimento do protocolo sanitário de prevenção da COVID-19. A SED diz que não havia outra alternativa a não ser a suspensão depois de ter constatado que não há realização de testes pré-competição.

“Xeque-mate”. É o mínimo que se pode dizer da decisão da Secretaria do Estado de Desporto que veio contrariar o anúncio feito pela Federação Moçambicana de Futebol, na sexta-feira, indicando, no seu site, que está já a preparar a organização da competição.

O objectivo da prova ora abortada, que iria decorrer de 17 a 19 do corrente mês, é constituir-se uma selecção sub-20 que vai lutar pela qualificação ao campeonato do mundo da categoria, que terá lugar na Costa Rica, em 2022. Entretanto, a Secretaria do Estado de Desporto diz não haver condições para a realização das competições por não cumprimento do protocolo sanitário. Da observação feita, a Secretaria do Estado de Desporto diz ter chegado a conclusão de que os intervenientes vão em contramão com as medidas de prevenção da COVID-19.

“Do trabalho feito pela Secretaria do Estado de Desporto, constatou-se que dos jogos regionais que foram realizados, parte do protocolo sanitário não foi observado. Isto coloca em risco a saúde dos atletas, por isso decidimos suspender a prova, de modo a que possa ser realizada com mais organização”, observou o director do Desporto de Alto Rendimento, Francisco da Conceição.

Curioso ou não, esta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Desporto recebeu de um parceiro 2500 testes, ainda assim diz não ter definido se estes serão canalizados para viabilizar o campeonato ora suspenso. Aliás, sabe apenas que as modalidades colectivas e os atletas que ainda lutam por uma vaga nos Jogos olímpicos de Tóquio são prioridades.

“Vamos identificar as entidades organizadas para a realização das provas e, de forma racional, verificar quais são as modalidades que estão para retomar. Temos, também, neste momento, atletas que estão a preparar a qualificação aos jogos olímpicos. Através desses critérios, vamos fazer a distribuição deste material para que se possa fazer testagem com antecedência com vista ao exercício pleno das actividades”, esclareceu Da Conceição.

SED FAZ VISTA GROSSA AOS REGIONAIS DE SENIORES E SUB-20

Tendo também em conta a participação da Selecção Nacional de Futebol Feminino Sub-20 nas eliminatórias de apuramento ao Mundial Costa Rica 2022, a Federação Moçambicana de Futebol organizou de 12 a 14 de Junho, os jogos entre selecções provinciais nas cidades de Lichinga, Chimoio e Xai-Xai.

Na cidade de Lichinga, participaram as selecções de Cabo Delgado, Niassa e Nampula; em Chimoio estiveram as selecções de Tete, Zambézia, Manica e Sofala e em Xai-Xai, as de Inhambane, Gaza, Maputo e Cidade de Maputo.

Curioso é que a Secretaria do Estado de Desporto sabia que “dos regionais realizados, há violação do protocolo sanitário e o decreto é claro”, mas medida alguma foi tomada.

A decisão da SED parece política do que qualquer outra coisa. Aliás, não está claro o que essencialmente será feito para que a retoma do Desporto seja segura.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos