O País – A verdade como notícia

SED e Município de Quissico querem massificar desporto nacional 

Foto: EsfericoMoz

A Secretaria de Estado de Desporto e o Conselho Municipal de Quissico assinaram um Memorando de Entendimento que tem como objectivo viabilizar a elaboração e materialização de programas nas áreas de massificação desportiva.

O acto, que teve lugar na sede da Secretaria de Estado de Desporto, vai estreitar ainda mais os laços existentes entre as duas instituições do Estado e criar condições para que a vila de Quissico seja um ponto de desenvolvimento do desporto moçambicano, com aval do Governo, através da Secretaria de Estado do Desporto.

Um dos pressupostos deste memorando de entendimento é fazer com que a Vila de Quissico explore as oportunidades existentes no Desporto e aproveitar a existência da União Desportiva de Zavala para massificar o desporto naquela localidade.

Aliás, a massificação do desporto em Quissico não se resume apenas ao recreativo, mas também na alta competição, tendo em conta que a União Desportiva de Zavala está inscrita na Associação Provincial de Futebol de Inhambane para participar no Campeonato Provincial da segunda divisão.

Abílio Paulo, edil da Vila de Quissico, reiterou o facto de, através do memorando assinado com a Secretaria de Estado do Desporto, ver o desporto no seu todo a se desenvolver naquele local. “Com esta parceria acreditamos que vamos massificar outras modalidades, já que o desporto não é só futebol. Temos várias outras modalidades que são praticadas em Quissico, como o Xadrez, Ntxuva, Futsal, entre outras” vincou o presidente do Município de Quissico, Abílio Paulo.

Entretanto, a Secretaria de Estado de Desporto assegura que estes memorandos de entendimento para garantir a massificação e desenvolvimento do desporto não vai terminar apenas com o Município de Quissico, mas que vai avançar com outras vilas autárquicas. A garantia foi do director-geral do Instituto Nacional do Desporto, Elias Williamo, que disse ainda que “em função do trabalho que nós estamos a realizar no terreno depois deste momento que nós tivemos com o município de Quissico, vamos avançar para Bilene, Macia, Chókwè e Manjacaze”.

O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, que esteve presente e acompanhou todo processo de assinatura do memorando, anunciou bons dias para o Desporto em Quissico. “Acredito que com a melhoria da administração ao nível de desporto, ajudaremos outras áreas a crescerem e a desenvolverem na mesma autarquia, até porque o seu potencial é enorme”, referiu Gilberto Mendes.

Carlos Gilberto Mendes diz acreditar que com a assinatura do memorando de entendimento entre a Secretaria de Estado do Desporto e o Município de Quissico mais outros virão, e “agrada-nos saber que já existe uma equipa que vai participar no campeonato de segunda divisão”.

Numa primeira fase de apoios do Governo para a massificação e desenvolvimento do desporto na vila de Quissico, a Secretaria de Estado de Desporto ofereceu bolas de futebol e deixou promessas de mais apoios nos próximos tempos.

O memorando de entendimento foi assinado esta segunda-feira pelos punhos do respectivo presidente do Município de Quissico, Abílio Paulo, e do director-geral do Instituto Nacional do Desporto, INADE, Elias Williamo, sob olhar atento do Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos