O País – A verdade como notícia

Sector Privado satisfeito com redução de taxas de juros feita pelo Banco Central

O sector privado está entusiasmado com as recentes decisões do Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique, que baixou a taxa de juro de referência para 15%. Para o presidente do pelouro da política financeira da CTA, o cenário macroeconómico do país é saudável.

O Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique anunciou semana passada, a redução das taxas de juros, com destaque para a de referência que baixou em 75 pontos base para 15%, e de facilidade permanente de cedência, de 19 para 18%. A decisão agrada o sector privado.

Para Luís Magaço, Presidente do pelouro da política financeira da CTA, as mexidas do Banco Central vão galvanizar o ambiente do negócio no país. Contudo, no seu entender, o esforço do Banco de Moçambique poderia ter sido ainda melhor.

Sobre à emissão de Bilhetes de Tesouro, o presidente do pelouro da política financeira da CTA, mostrou preocupação com cenário, pois o sector privado fica com poucas manobras para obter o financiamento nos bancos comerciais nacionais.

Luís Magaço falava à imprensa, esta segunda-feira, aquando de um briefing com o Banco de Moçambique, com vista a analisar as recentes decisões do Comité de Política Monetária.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos