O País – A verdade como notícia

Sector privado pede atenção do Japão no financiamento de projectos

O sector privado nacional pede maior atenção do Japão no financiamento de projectos de empresas privadas, ao contrário do que acontece actualmente, em que apenas empresas públicas são beneficiadas. 
No âmbito do encontro empresarial entre o Japão e os países africanos, o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, Agostinho Vuma, lamentou o recuo do Japão entre os maiores investidores em África, ao cair da terceira para a décima posição entre 2009 e 2014. Ao mesmo tempo, existe a preocupação com o facto dos investimentos do Japão serem direccionados exclusivamente ao sector público.
Na sessão do encontro empresarial, cinco memorandos de entendimento foram firmados. Destes, dois foram com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e um com o Banco Nacional de Investimentos, e incluem a formação de capital humano e a mobilização de financiamento para projectos de desenvolvimento.
O Japão reiterou, na mesma sessão, o compromisso de continuar a investir em África, e os representantes de vários países apresentaram os pontos fortes dos seus países para atracção de investimentos. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos