O País – A verdade como notícia

Secretário executivo da SADC em Moçambique para avaliar missão de combate ao terrorismo

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu hoje, no seu gabinete de trabalho, o secretário executivo da SADC, Elias Magosi, que está no país para avaliação da missão regional que combate o terrorismo em Cabo Delgado, bem como se inteirar do funcionamento do Centro de Operações Humanitárias e de Emergência da SADC.

O encontro entre Filipe Nyusi e Elias Magosi decorreu em Maputo, no gabinete de trabalho do Chefe de Estado moçambicano, onde os dois dirigentes passaram em revista assuntos de interesse regional e, de forma particular, o terrorismo na província de Cabo Delgado. No fim da reunião, coube ao secretário executivo da SADC falar à imprensa.

“A razão importante da minha vinda é ver de perto a missão da SADC em Moçambique, a que nós chamamos SAMIM. Então, estou aqui, como secretário executivo, para avaliar, na primeira pessoa, como a missão está a decorrer. Tenho estado a receber relatórios do Gabinete da SAMIM, por parte do chefe da missão e sua equipa, bem como dos outros actores do Secretariado. Estou aqui para ver com outros actores relevantes e também para receber apreciação do Governo. Estes são os assuntos sobre os quais estávamos a falar.”

Ainda esta quarta-feira, o Chefe de Estado recebeu despedidas de dois diplomatas que terminaram as suas missões em Moçambique. Trata-se do embaixador do Vietname que destacou investimentos feitos pelo seu país em Moçambique nas áreas de telefonia, agricultura e recursos minerais.

“As relações entre Vietname e Moçambique são excelentes. Temos sido amigos e temos apoiado um ao outro por muitos anos. Temos uma boa amizade e relações de negócios. Em Moçambique, estamos orgulhosos de ter a Movitel. No total, já investimos mais de 500 milhões de dólares. Nós também apoiamos Moçambique em outros grandes projectos, como nas áreas de agricultura na Zambézia, na educação, saúde e outros sectores.”

Outro embaixador que se despediu do Chefe de Estado é Abdulmalek Alyosfy, do Reino da Arabia Saudita, que destacou as relações entre os dois países e tendo prometido mais oportunidades de investimento no país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos