O País – A verdade como notícia

Saúde no trabalho: Primeira-dama promove formação a gestores públicos

Gestores de Recursos Humanos de diferentes empresas públicas tiveram uma formação em matéria de saúde no trabalho. A formação de um dia chamou-se “Saúde e Gestão” e é uma iniciativa da Primeira-dama da República, Isaura Nyusi.

O Gabinete da Primeira-dama promoveu uma formação sobre saúde no trabalho para gestores de recursos humanos de várias empresas públicas. O objectivo é criar uma cultura de saúde para aqueles que passam o dia sentados em frente a um computador.

Da Índia veio o fisioterapeuta Muhamad Hussein para dar algumas aulas aos gestores de recursos humanos como os seus trabalhadores podem manter a saúde mesmo passando muito tempo sentados em frente a um computador.

Muhamad Hussein fez saber que este tipo de trabalhadores está vulnerável a vários tipos de doenças, principalmente nas suas articulações, já que passam grande parte do seu dia na mesma posição.

E para evitar estas doenças, o fisioterapeuta ensinou alguns exercícios passíveis de serem feitos sentado. Aliás, até houve espaço para a prática no local. Os participantes iam seguindo como se fosse uma aeróbica, levantando as mãos e esticando-se ao comando do técnico.

Depois dos exercícios, os gestores não demoraram a sentir os efeitos e começaram a esboçar um sorriso exibindo um semblante de quem estava relaxado. Um relaxamento que a Primeira-Dama considera que todos os trabalhadores merecem também sentir. Por isso, “recomendamos que se faça a devida réplica em todos os locais de trabalho”.

Aliás, a esposa do Presidente da República disse que estes exercícios vão beneficiar também às empresas, por isso a formação Saúde e Gestão foi ministrada para gestores de recursos humanos.

Isaura Nyusi defendeu, na ocasião que os conceitos de Saúde e Gestão são “fundamentais e indissociáveis para dar sentido à nossa vida enquanto gestores”. Mais: a Primeira-dama diz que estes só com saúde é se pode garantir a melhoria da eficiência e prontidão e, assim, assegurar “um bom desempenho, rendimentos e qualidade no local do trabalho”.

A formação é uma iniciativa do Gabinete da Primeira-dama chama Saúde e Gestão, sendo que contou com a presença das Ministras do Trabalho, Emprego e Segurança Social e a do Género, Criança e Acção Social.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos