O País – A verdade como notícia

Samuel Nhamatate junta-se às “personagens da minha casa” esta noite

Daqui a alguns minutos, precisamente às 18 horas, nas páginas Facebook e Instagram da Fundação Fernando Leite Couto, o actor, bailarino e coreografo, Samuel Nhamatate, apresenta a segunda sessão dos Ateliers de Teatro, performance didático-criativa com o tema “As personagens da minha casa”.

A iniciativa teatral, avança a nota de imprensa sobre o evento, surge como resposta ao contexto da pandemia do coronavírus e pretende contribuir na ampliação de possibilidades artístico/criativas através da valorização e ressignificação do conceito de confinamento ou isolamento social. “Pensamos a casa como um palco simbólico, por isso, sugerimos que o confinamento imposto pelo Covid-19 seja encarado como uma oportunidade criativa, de autoconhecimento, reinvenção do ser, fortalecimento e consolidação do espírito de comunidade”.

Assim, a partir de jogos e exercícios teatrais pretende-se oferecer ao público indutores criativos que contribuam para a transformação deste momento de crise pandémica num momento de criatividade artística, inspiração, fruição, revisitação da memória, exploração da imaginação e das infinitas possibilidades criativas do corpo e da voz.

Hoje a proposta é conhecer as técnicas do trabalho do actor: como se construi uma personagem a partir da técnica da observação e da exploração da memória afectiva? “Na sua performance didático-criativa, o actor Samuel Nhamatate nos propõe um processo imersivo, em que o público acompanha passo a passo a criação de uma cena teatral, tendo como ponto de partida o quotidiano, neste caso a partir da interpretação das personagens da sua casa”.

O Projecto Pandemia Criativa, de acordo a nota de imprensa, donde fazem parte as sessões de Ateliers de teatro e dramaturgias no contexto do coronavírus, resulta do trabalho de pesquisa e reflexões académicas de Venâncio Calisto, no âmbito do seu mestrado em Teatro – especialização em Teatro e Comunidade, na Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa e tem a intencionalidade de através do sensível contribuir para o fortalecimento interior das comunidades moçambicanas nestes tempos de prevenção e cuidado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos