O País – A verdade como notícia

Samakuva convoca XIII congresso da UNITA para Dezembro

Foto: Notícias ao Minuto

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, convocou o XIII Congresso do partido, onde deverá ser eleito um novo presidente na sequência do afastamento de Adalberto da Costa Júnior, para os dias 02, 03 e 04 de Dezembro. A convocatória foi anunciada na noite de ontem.

O XIII Congresso ordinário do partido realiza-se sob o lema “Unidade, Cidadania para a Alternância”, no período de 02 a 04 de Dezembro de 2021, em Luanda, anunciou Samakuva, segundo escreve o Notícias ao Minuto.

Da agenda do conclave constam os seguintes pontos: avaliar e redefinir a linha ideológica do partido, aprovar e adoptar a estratégia, o programa do partido e seus objetivos, rever os estatutos e programa do partido, rever, se for caso disso, os símbolos do partido, aprovar os relatórios sobre o funcionamento do partido apresentados pelos órgãos cessantes, eleger o presidente do partido, eleger a comissão política, apreciar a actuação dos órgãos do partido e deliberar sobre qualquer questão de interesse do partido.

Esta semana, Isaias Samakuva tomou de novo posse como membro do Conselho da República, tendo recebido elogios por parte do Presidente angolano, João Lourenço, que lhe deu as boas vindas e lhe disse esperar que “tenha vindo para ficar”.

Samakuva, que já afirmou várias vezes a intenção de não se recandidatar à presidência da UNITA depois de ter conduzido os destinos do partido durante 16 anos, ascendeu de novo à liderança na sequência da decisão do Tribunal Constitucional que determinou a anulação do XIII Congresso, realizado em 2019 e no qual foi eleito Adalberto da Costa Junior, ditando assim o seu afastamento.

Na semana passada, a comissão política da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), o órgão deliberativo mais importante entre congressos, já tinha anunciado a realização do conclave até 04 de Dezembro, faltando marcar os dias em concreto.

A necessidade de realização de um novo Congresso foi aprovada com 222 votos favoráveis, um voto contra e 11 abstenções.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos