O País – A verdade como notícia

Salah coroado melhor jogador africano

Salah foi excepcional e, antes dos prémios da CAF, a diferença entre ele e os outros dois concorrentes – Sadio Mane e Pierre-Emerick Aubameyang – era ampla. O vencedor assume a coroa do argelino Riyad Mahrez, jogador do Leicester da Inglaterra, que venceu o “gong” no início de 2016 em Abuja, na Nigéria. A façanha invejável do egípcio no último ano esteve sempre fresca nas mentes dos eleitores quando emitiram seus votos para o Prémio 2017 Aiteo CAF Footballer of the Year. Mohamed Salah teve no prémio anunciado esta quinta-feira no Centro Internacional de Conferências, Acra, a coroação de uma época fabulosa. O atirador de Liverpool torna-se no segundo egípcio, depois de Mahmoud El Khatib, a vencer o Premio de Melhor Futebolista Africano do ano.

Razões pelas quais Salah foi coroado futebolista africano do ano

1. Salah é creditado para a qualificação do Egipto ao Mundial da Rússia. Ele marcou 5 golos em 2018, durante o processo de qualificação, incluindo dois no último jogo contra o Congo. Em comparação com seus concorrentes, Mane fazia parte de uma equipa completa do Senegal, apesar de ser o homem-estrela dos “Leões de Taranga”, enquanto Pierre-Emerick Aubameyang e Gabão não conseguiram se qualificar para a Copa do Mundo da FIFA 2018.
2. Uma outra coisa foi que, Salah marcou golos mais importantes em 2017 do que seus dois concorrentes para o Futebolista do Ano da CAF.
3. Superou Sadio Mane no Liverpool. O senegalês estava a emergir como o homem-estrela em Anfield, seguindo a incerteza sobre o futuro de Philippe Coutinho com o clube, mas seu colega Africano Salah o “espancou” com uma forma consistente de marcar golos, ganhando os elogios da maioria dos amantes do clube. Isso entrou em jogo ao avaliar o desempenho dos dois jogadores durante a votação do futebolista africano do ano de 2017. Salah tem 23 golos a seu nome desde que se juntou ao Liverpool neste Verão e antes das férias de Natal, ele foi o melhor goleador da Premier League.
4. Na rica história do Liverpool, apenas um jogador já havia marcado 23 golos para o clube antes do Ano Novo. Mohamed Salah gravou um recorde do Liverpool depois de marcar o seu 23º golo da temporada antes do Dia de Ano Novo. Essa façanha trouxe Salah para 17 golos nesta campanha da Premier League e 23 em 29 partidas em todas as competições antes do novo ano – igualando um recorde de Liverpool, ele agora compartilha com Roger Hunt.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos