O País – A verdade como notícia

“Saibamos usar a experiência das lendas do Barcelona”

Maputo vai acolher, no próximo dia 04 de Novembro, o jogo entre as ”lendas do Barcelona” e as “lendas dos Mambas”. O projecto que fará com que as antigas estrelas catalães escalem o nosso país, inclui o intercâmbio e a promoção do futebol e turismo. São ex-jogadores, mas estão numa boa condição física e podem dar um bom espectáculo.

Esta segunda-feira, durante o programa “Ao Ataque”, o jornalista desportivo Renato Caldeira comentou a iniciativa promovida pelo clube europeu como sendo uma oportunidade para o pais aprender e se dar a conhecer no mundo futebolístico, aproveitando o peso que a marca Barcelona representa. Caldeira diz ser importante que este intercâmbio extravase o campo do futebol, e que as academias de formação, em particular, possam lograr tirar benefícios desta iniciativa.

Por sua vez, Victor Miguel, ex – presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo e comentador desportivo no mesmo programa, defendeu uma maior inclusão durante os dias que anteveem o evento de atletas mirins que fazem parte das diferentes academias de formação de futebol de Maputo, e na melhor das possibilidades de outras paragens do pais, para viverem este momento desportivo. Segundo ele, Ronaldinho Gaúcho, Kluivert, Simão Sabrosa são jogadores que nas suas épocas de glória deram muito ao futebol e continuam sendo referências mundiais. Victor Miguel fez um apelo a Federação Moçambicana de Futebol, uma das organizadoras da iniciativa, para criar espaço, de modo que as crianças tenham entradas livres e lugares privilegiados para acompanharem este momento. Esse gesto poderá ajudar a estimular a prática do futebol no país.

Ângelo Matinene, ex-jogador do Desportivo de Maputo e da selecção nacional, também considera única a oportunidade de ver estas estrelas que apesar de já terem se retirado dos palcos, continuam a exercer sua influência no mundo desportivo. Matinene espera que no fim o futebol nacional e seus gestores saibam tirar o devido proveito desta oportunidade.

A partida enquadra-se no Projecto Barcelona All Stars, cujo objectivo é manter sempre em alto nível a marca do clube espanhol em todo o mundo. Antigos craques holandeses Edgar Davids e Patrick Kluivert, o francês Eric Abidal, o espanhol Mendieta, para além do português Simão Sabrosa, são alguns dos nomes do Barcelona que poderão jogar no dia 4 de Novembro as 16 horas no Estádio Nacional do Zimpeto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos