O País – A verdade como notícia

SADC elege nesta quinta-feria nova presidência do seu fórum parlamentar

Moçambique poderá assumir, nesta quinta-feira, a presidência do Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), em substituição de Angola.

É que o nosso país é o potencial candidato no escrutínio que hoje terá lugar na capital do país, onde decorre a 44ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC.

A presidência actual é ocupada pelo antigo presidente do parlamento angolano, Fernando Dias da Piedade dos Santos e, caso se confirme a eleição de Moçambique, o testemunho deverá passar para Verónica Macamo, presidente da Assembleia da República.

A 44ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC foi oficialmente aberta na segunda-feira, numa cerimónia dirigida pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

Na sua intervenção de ocasião, Nyusi exortou os parlamentares da SADC a aprimorarem as suas abordagens sobre a pobreza na região, no âmbito da agenda do desenvolvimento sustentável da SADC, uma vez que, segundo o estadista, esse aprimoramento pode ser melhor conduzido se existirem organismos fortes para tal. 

“Nesse aspecto, a vossa coordenação é necessária e fundamental, pois a região clama por uma organização representativa, forte e capaz de se impor como bloco sólido de contexto internacional”, disse o estadista.

De acordo com o Chefe de Estado, na cimeira, foram tomadas importantes deliberações, com destaque para a orientação dada ao Secretariado Executivo da SADC no sentido de, em colaboração com o Fórum Parlamentar da SADC, avaliar a viabilidade da proposta de transformação do fórum em parlamento regional. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos