O País – A verdade como notícia

SADC diz que a vitória de Hichilema foi uma grande lição para a região e continente

O bloco regional reconhece os resultados das eleições de 12 de Agosto que culminaram com a vitória do líder da oposição zambiana, Hakainde Hichilema.

Através de uma declaração, o Presidente do Botswana e do órgão de cooperação nas áreas da Política, Defesa e Segurança da SADC, Mokgweetsi Masisi, disse que, não obstante os desafios impostos pela pandemia da COVID-19, o povo zambiano aderiu, em massa, a 12 de Agosto corrente, às eleições gerais e, pela 7ª vez, desde as eleições históricas de 1991, elegeu o seu Presidente por um processo eleitoral multipartidário competitivo, uma grande lição à região e ao continente africano, em geral.

“Em nome da região da SADC, tenho a honra de felicitar o povo zambiano pela consolidação da democracia no país e na região e pela realização de eleições pacíficas, não obstante relatos lamentáveis isolados e esporádicos de violência”, lê-se no documento.

A SADC disse ter acompanhado atentamente o desenrolar da situação na Zâmbia e manteve contacto com os principais actores ao longo do processo, salientando que, apesar da imensa pressão do processo eleitoral altamente competitivo, os actores políticos mostraram-se, de modo geral, satisfeitos com o facto de a Comissão Nacional de Eleições da Zâmbia (ECZ) ter sido capaz de exercer as suas funções com profissionalismo.

“Desta forma, em nome da SADC, tenho a honra de felicitar o Presidente eleito, o senhor

Hakainde Hichilema, líder do Partido Unido para o Desenvolvimento Nacional (UPND), pela sua vitória nas eleições presidenciais de 12 de Agosto de 2021, tal como enunciado pela Comissão Nacional de Eleições”, referiu Masisi.

A SADC exortou, ainda, todos os actores a manter tranquilidade, à medida que a ECZ finaliza e divulga os restantes resultados das eleições gerais, bem como a apresentar quaisquer litígios eleitorais em fóruns legais apropriados.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos